Julho foi marcado por um evento muito importante a nível europeu. Barcelona (Espanha) foi o local selecionado para acolher o primeiro nível do curso de hipoterapia da afamada Associação Americana de Hipoterapia. Foram quatro dias repletos de experiências e uma troca de conhecimentos extremamente rica – tanto entre alunos como docentes. O curso esteve a cargo de duas profissionais de renome – Ruth Dismuke Blakely e Joann Benjamin. A título informativo – Ruth foi a primeira terapeuta da fala a trabalhar com cavalos nos Estados Unidos, quiçá do mundo – é do Novo México; Joann é uma excelente fisioterapeuta de Los Angeles. Ambas fazem parte da fundação da associação. A espanhola Teresa Lloria, proprietária da Fundació Teràpia a Cavall, foi quem tomou as rédeas de toda esta dinâmica – está de parabéns pelo seu pioneirismo e coragem.

Foram 14 formandos de 8 nacionalidades diferentes (Portugal, EUA, República Checa, Irlanda, Dinamarca, Malásia, Espanha, Roménia). De Portugal foram três.

Pedro Pestana é membro da Associação desde 2010 e completou assim a primeira etapa formativa para atingir o seu objectivo – obter o título de especialista clínico em hipoterapia. Fica, assim, o único terapeuta da fala europeu detentor desse grau.

1º curso europeu de hipoterapia pela American Hippotherapy Association