Gaguez

Todos temos momentos em que não falamos de forma suave. Podemos acrescentar “ah”, “ok?”, “tipo”. Ou podemos dizer um som ou uma palavra mais do que uma vez. Estas disfluências são normais se acontecerem de vez em quando. Quando acontecem muitas vezes podem significar gaguez.

Pessoas com gaguez podem ter os seguintes tipos de disfluências:

  • Bloqueios – acontecem quando tem dificuldade a produzir uma palavra. Pode fazer uma pausa por um período longo ou não ser capaz de produzir um som. Por exemplo: “Eu quero uma…… bolacha.”
  • Prolongamentos – pode prolongar um som por um longo período, como “boooooooooolacha”.
  • Repetições – Pode repetir partes de palavras como “bo-bo-bo-bolacha”.

A gaguez pode mudar de dia para dia. Pode haver alturas em que a fala é fluente e outras em que gagueja mais. A ansiedade ou a excitação podem levar ao aumento da gaguez.

Gaguez é mais do que bloqueios ou repetições na sua fala. Pode também fazer com que o seu corpo fique mais tenso ou se debata para falar. A gaguez pode acontecer quando está a falar com outras pessoas. Pode querer esconder a gaguez. Por isso, é frequente querer evitar algumas palavras ou recusar-se a falar em algumas situações. Por exemplo, pode não querer falar ao telefone se isso o fizer gaguejar mais.

Traduzido de: https://www.asha.org/public/speech/disorders/stuttering/